Automação no combate a incêndios

As altas temperaturas do verão favorecem a ocorrência de incêndios, tanto nas cidades como no campo. É comum, nesta época do ano, recebermos notícias de acidentes dessa natureza pelos veículos de comunicação. A agilidade e a eficiência das equipes e viaturas de combate ao fogo são, nesses casos, essenciais para evitar tragédias ainda maiores. Nesta matéria, conheça a solução que a JMDe aNOVUS desenvolveram para a empresa MITREN.

Tradicional marca de veículos de combate a incêndio e salvamentos, a empresa atua em todo o Brasil e em países da América do Sul, América Central e África, com aplicações urbanas, industriais, aeroportuárias e florestais. Mais de 85% dos corpos de bombeiros do Brasil possuem carros da MITREN.

A supervisão é tão importante quanto o controle

Partindo da solicitação do cliente de um projeto para Supervisão Centralizada dos veículos de combate a incêndio, a JMD desenvolveu a aplicação baseada no uso de um software SCADA Elipse, que, por meio de uma rede wireless “RF”, busca, em tempo real, todas as informações necessárias ao acompanhamento e suporte para as viaturas de combate ao fogo. Entre os grandes clientes da área, é bastante comum a existência de mais de uma Viatura Proporcionadora de Espuma (VPE), um veículo projetado para utilização em refinarias e indústrias químicas. Acompanhar, com precisão, todas as condições de combate a incêndios é vital para garantir as condições de trabalho necessárias à ação dos bombeiros.

Vantagens da solução

• Torna o sistema gerador de espuma totalmente automatizado;
• Permite que a dosagem do Líquido Gerador de Espuma* seja ajustada no painel de comando, possibilitando operar com dosagens de 0,5% a 6%, independentemente da vazão e da pressão de trabalho;
• Automatiza o veículo para permitir o controle e a visualização das vazões, pressões e da dosagem em tempo real;
• Torna o controle de aceleração automático, de acordo com as demandas de vazão e pressão solicitadas pelo operador.


* O que é o Líquido Gerador de Espuma (LGE)

Trata-se de um detergente líquido e concentrado, especialmente formulado para, em mistura com a água pura, do mar ou salobra, formar uma espuma com características físico-químicas especiais de resistência química e a temperaturas elevadas. As espumas foram desenvolvidas para se obter melhor aderência ao material em chamas, produzindo um recobrimento contínuo sobre ele. Como apresentam baixa densidade, espalham-se sobre a superfície do material em combustão, abafando-a e isolando-a do contato com o oxigênio atmosférico. Tanto a supressão do vapor comburente como o resfriamento do material em chamas, pelo líquido presente na espuma, previnem a reignição. Para aperfeiçoar tais características, espumas com estruturas cada vez mais resistentes e fluidas têm sido obtidas para diferentes classes de incêndio, visando-se garantir a rapidez e a segurança do combate.

Por que usar um colchão de espuma?

Abafa: ao isolar o combustível do comburente, extingue as chamas.
Contorna obstáculos: por sua boa fluidez, resultado da ação dos tenso-ativos fluorados, contorna mais facilmente os obstáculos.
Confina o incêndio: a espuma permite que o incêndio seja apagado por partes, mantendo a proteção nas áreas já extintas e reduzindo a área em chamas.
Resfria: por conter, na fase líquida, pelo menos 94 % de água, atua também como um meio de troca de calor, ajudando a resfriar a superfície do combustível e os obstáculos sólidos.
Previne re-ignição: protege a área extinta da re-ignição provocada por objetos quentes.
Selagem dos vapores: a ação dos tenso-ativos fluorados gera maior rapidez da drenagem líquida e permite a formação de um filme aquoso que permanece na superfície do combustível. Soma-se a isso a espuma remanescente, que gera um excelente selador dos vapores combustíveis.

Fonte: http://www.bombeiros.com.br

Esta aplicação foi realizada pela JMD, representante NOVUS e Elipse no Rio Grande do Sul, utilizando como configuração a linha de CLPs e IHMs Delta, Transmissores de Pressão NOVUS e Supervisão SCADA Elipse.


Para mais informações sobre esta solução, entre em contato através do e-mail jmd@jmdautomacao.com.br.

Por José Manoel


Leia mais...

Prêmio Top Of Quality Brazil – Edição 2023

24/11/2023

JMD automatiza ultrafreezers de universidade para armazenamento seguro de vacina contra a COVID-19

03/05/2021

Novo controlador de temperatura N1050 alia desempenho e economia

09/03/2020

Transmissor de ultra baixa pressão diferencial da NOVUS chega ao mercado

13/01/2020

Monitoramento de temperatura e umidade ajuda a preservar patrimônio artístico gaúcho

11/11/2019

   Imprimir

Data: 27/02/2012    

JMD Produtos Eletrônicos Ltda.

Av. Mauá, 2011 sala 1403 | 90030-080
Porto Alegre / RS - Brasil - Tel.: (51) 3225-7955

Todos os direitos reservados a JMD Produtos Eletrônicos Ltda | 2024